Ser destro ou canhoto. Porquê?

Tentarei explicar o mas claro possivel ... O cérebro humano divide-se em dois hemisférios - o direito e o esquerdo. Cada um deles controla os movimentos da parte oposta do corpo: assim, os gestos que fazemos com a mão esquerda, o pé esquerdo e o olho esquerdo são controlados pelo hemisfério direito, enquanto que os movimentos do lado direito do corpo são regulados pelo hemisfério esquerdo.
Um hemisfério não interfere na actividade do outro, mas ambos se sincronizam para conferir harmonia aos movimentos.

   Na maioria das pessoas, o hemisfério que predomina é o esquerdo, mas nos canhotos é o direito. Isto acontece devido a um cruzamento das fibras nervosas.
    Ao nascer, a criança não tem uma lateralização definida. Quando começa a agarrar os primeiros objectos fá-lo com uma ou outra mão, indiferentemente. Vai aprendendo a coordenar os movimentos, mas antes dos três anos não se nota qualquer predominância entre hemisférios. Só então surgem os primeiros sinais, com a lateralização a instalar-se progressivamente até aos seis anos e a tornar-se mais evidente com a prática da escrita.

A orientação destra ou esquerdina já está consolidada no momento da entrada na escola. É esta coincidência que tem alimentado muitas ideias incorrectas em relação aos canhotos: assim, persiste ainda a ideia de que são menos inteligentes e de que terão mais problemas de aprendizagem.
Contra esta tese diga-se apenas que génios como Leonardo a Vinci ou Picasso eram canhotos! E não só...  canhotos famosos:


Albert Schweitzer, médico e missionário francês, deu muito jeito aos doentes em África, onde fundou hospitais...
 

Alexandre, o Grande, rei da Macedónia, grande conquistador, viveu por volta de 330 a.C. 


Angelina Jolie, filha do actor Jon Voight, é a heroína do filme Tomb Raider. 

António Lobo Antunes, escritor (e médico) português. 


Aristóteles, sábio e filósofo grego. 

Ayrton Senna, piloto brasileiro de Fórmula 1. Faleceu num acidente no circuito de Imola, em 1994

Entre outros famosos.....
     Ser canhoto não decorre de qualquer deficiência, pelo que estas crianças têm exactamente as mesmas capacidade das demais. Têm, aliás, a vantagem de se conseguirem adaptar a um meio ambiente preparado para os destros: os materiais escolares, por exemplo, são concebidos a pensar em quem desenha, escreve, corta com a mão direita - a maioria das pessoas - e apenas em lojas especializadas (raras) se encontram artigos específicos para esquerdinos.
 Canhoto ou destro - como saber em uma criança pequena ?

 
A preferência pela mão direita ou esquerda nota-se em numerosos gestos do quotidiano. A lateralidade de uma criança pode ser avaliada através de pequenos testes simples.

Aqui ficam algumas dicas
  • Peça à criança que suba uma escada e observe qual é o pé que avança primeiro.


  • Observe com que pé chuta uma bola.



  • Dê-lhe um óculo ou um caleidoscópio e veja qual é o olho que utiliza.


  • Dê-lhe um despertador e repare a que ouvido o encosta para ouvir o tiquetaque.


  • Observe com que mão pega numa colher, num lápis, numa escova de dentes ou com que mão se penteia.
    Se destas observações chegar à conclusão de que a mão esquerda é a preferida ou a dominante, não se preocupe e sobretudo não tente contrariar esta tendência natural....


  • 2 Response to "Ser destro ou canhoto. Porquê?"

    1. Toda Coisinha De Ateliê says:
      20 de abril de 2011 às 17:02

      Muito bom este artigo. Meu netinho tem 8 meses e vou começar a observar. Vc sempre tem algo interssante para se ler. É otimo. Feliz Páscoa com toda famíla. Bjs no coração

    2. Cleusa Lima says:
      2 de maio de 2011 às 18:50

      obrigada querida grande beijo

    Postar um comentário

    Towner Tv

    Ultimas Noticias

    Google Maps

    Achei bem interessante transforma sua foto em Avatar .