O Medo de Falar em Público o que fazer?

 Muita gente me pergunta que faço nessas horas em publico, caracterizado alguns sintomas
suadera, se treme, mãos inquetas,impaciente no lugar esse so alguns exemplos mas falarei algumas dicas

1° delas
    Antes de tudo pegue uma bala de menta tic tac sem fazer propaganda,e concentre ela na boca que alivia o stress emocional psicologico, em seguida saiba exatamente que vai dizer no inci, da sua palestra ou autoria,e nesta hora que a maior liberação da adrenalina começa a entra em ação

As mãos ficam agitadas leve sempre um roteiro escrito com os principais passos de apresentação, mesmo que não precise dele. É só para dar mais segurança.no que vai dizer. 

3°   Se tiver que ler algum discurso ou mensagens a dizer, imprima o texto em um cartão grosso ou cole a folha de papel numa cartolina, assim, se as suas mãos tremerem um pouco o público não perceberá e você ficará mais tranqüilo.

4° Ao chegar diante do público não tenha pressa para começar. Respire o mais tranqüilo que puder, acerte devagar a altura do microfone (sem demonstrar que age assim de propósito), olhe para todos os lados da platéia e comece a falar mais lentamente e com volume de voz mais baixo. Assim, não demonstrará a instabilidade emocional para o público.

No início, quando o desconforto de ficar na frente do público é maior, se houver uma mesa diretora, cumprimente cada um dos componentes com calma. Desta forma, ganhará tempo para superar os momentos iniciais tão difíceis. Se entre os componentes da mesa estiver um conhecido aproveite também para fazer algum comentário pessoal.

Antes de falar, quando já estiver no ambiente, não fique pensando no que vai dizer, preste atenção no que as outras pessoas estão fazendo e tente se distrair um pouco, sem se prenter muito. 

Antes da apresentação evite conversar com pessoas que o aborreçam, prefira falar com gente mais simpática, assim te ajudara na sua concentração. 

Antes de fazer sua apresentação, reuna os colegas de trabalho ou pessoas próximas e treine várias vezes. Lembre-se de exercitar respostas para possíveis perguntas ou objeções, com este cuidado não se surpreenderá diante do público, assim tera uma base que vai ser dito "perguntado" na sua apresentação.  

Se der o branco,que ocorre muito em apresentações não se desespere. Repita a última frase para tentar lembrar a seqüência. Se este recurso falhar, diga aos ouvintes que mais a frente voltará ao assunto. Se ainda assim não se lembrar, provavelmente ninguém irá cobrar por isso, pode ficar tranquilo (a). 
 
O pior deste quadro é que o estresse e os problemas decorrentes dele, muitas vezes só são percebidos quando a pressão explode. Essa sensação de estar perdendo o controle de sua vida, de estar sempre correndo atrás do prejuízo, das cobranças do dia-a-dia, cria pessoas doentes e neuróticas, então leitor tenha calma controle seu estado emocional e bom trabalho.  

7 Response to "O Medo de Falar em Público o que fazer?"

  1. cores says:
    20 de abril de 2011 às 09:50

    doutora cleusa a senhora e exelente pricisava de umas dicas assim muito obrigada

  2. paraiso says:
    20 de abril de 2011 às 09:57

    meu professor me deu algumas mas a senhora mandou muito bem adorei ta exelente me ajudou muito

  3. Cleusa Lima says:
    20 de abril de 2011 às 10:02

    obrigada meninas quando quiser e só deixarem perguntas ... sinta-se em casa grande beijos

  4. Kelly says:
    20 de abril de 2011 às 11:29

    Eu nem digo nada né Cleu.. precisava dessa materia nossa! é um mundo tenebroso se apresentar em público, mas, amei as dicas...

  5. Cleusa Lima says:
    2 de maio de 2011 às 18:49

    kkk e verdade mas com as dicas e treinos você vai se dar muito bem

  6. Unknown says:
    4 de maio de 2011 às 14:31

    eu tenho dificuldade =(

  7. Augusto Deróide says:
    29 de junho de 2011 às 09:39

    Ótimas dicas Cleusa, e com certeza vão ser bem úteis pq tenho muita dificuldade de me apresentar em público kkk

Postar um comentário

Towner Tv

Ultimas Noticias

Google Maps

Achei bem interessante transforma sua foto em Avatar .